"As viagens de Gulliver" no Teatro do Bolhão

Desde o dia 12 de Abril, até ao dia 29, que o Teatro do Bolhão recebe a história mítica: "As viagens de Gulliver". Esta história foi escrita por Jonathan Swift, e agora adaptada por Luisa Ducla Soares para os de tenra idade e encenada por Joana Providência.

O objectivo pricipal desta peça é conseguir que haja uma relação directa entre o herói e os espectadores. Gulliver é uma uma personagem que simboliza a procura incansável da verdade. Outros dos pontos desta história, é a critica satírica dos usos e custumos da corte real do século XVIII, que está inserida na obra escrita.

Quais os actores do espectáculo:
Um elenco de 4 pessoas: Anabela Sousa, Carlos Peixoto, Inês Lua e Pedro Damião. Estes quatro actores integram as personagens principais da história já tão conhecida entre todos.

Curiosidades:
O título original é "Travels into Several Remote Nations of the World", mas traduzido para "As viagens de Gulliver" é um romance satírico e também muito clássico na literatura inglesa. O livro foi escrito em 1726, mas alterado em 1735.



Reservas dos Bilheres e Horários do Espectáculo

"A Partenaire Desaparecida" no Teatro da Luz

O Teatro da Luz, em Lisboa, tem recebido ao longo do mês de Abril, com fim neste domingo, o espectáculo infantil "A Partenaire Desaparecida". Uma criação de Os Tripulantes e Companhia, teatro-circo. Esta peça de teatro é bastante interactivo, pois tem a participação especial de fantoches.

O espectáculo conta com algumas parcerias, tais como, o cartão cultura e também Estrelas e Ouriços.

O que podemos saber da história?
O Grande Mágico Ozamiz está em pânico porque não sabe da sua partenaire. Sendo assim, pede ajuda a Rodolfo e Rosita para tentarem encontrar a menina. Esta é uma aventura onde os dois amigos irão fazer de tudo para satisfazer o grande ilusionista.
Fica então a dúvida se estes dois meninos irão ou não conseguir ajudar o grande mágico Ozamiz!





"A Casa de Bernarda Alba" no Palácio Independência

A última peça de teatro escrita por Frederico Garcia Lorca - "Casa da Bernarda de Alba" - está, desde o dia 9 de Abril até ao dia 30 do mesmo mês, em cena no Palácio da Independência em Lisboa.

A produção deste espectáculo contou com o apoio da Produções Teatrais, por parte de João Rosa, que foi também o responsável pela encenação destes textos, escritos por um poeta e dramaturgo espanhol.

Esta nova encenação deste espectáculo pretende mostrar ao público, em geral, uma ideia diferente de toda a representação, mostrando os sentimentos, os desejos e os ódios de todas as personagens desta história e assim, mexendo, também, com as emoções do público que se encontra a assistir. O objectivo primordial, é que o público saia do espectaculo com a sensação de liberdade.

Elenco do Espectáculo:
Esta peça de teatro é composta por um elenco de mulheres - Ângela Pinto, Manuela Cassola, Paula Guedes, Delfina Cruz, Margarida Cardeal, Ana Moreira, Catarina Gonçalves, Maria Zamora, Raquel Dias e Delfina Costa. Em conjunto com estas actrizes profissionais está a trabalhar um grupo artistico adicional: Coro Audite Nova de Lisboa.

O principal da história:
Bernarda Alba é mãe de cinco lindas meninas, casada por duas vezes e em ambos os casamentos fica viúva, transformando-se num poço de repressão. Esta personagem proibe as suas filhas de qualquer tipo de actividade que tivesse por detrás algo relacionado com Liberdade - sair de casa. Durante um período de 8 anos, as filhas de Bernarda vivem num mundo de reclusão, não saindo de casa. Mas tal como em todas as familias, duas mulheres desta casa, Adela e Maria Josefa, duas gerações diferentes, neta e avó, tentam contrariar todas as regras impostas por Bernarda, para assim atingirem a felicidade.











"Antígona" no Teatro Nacional São João

Desde o dia 26 de Março, até ao dia 24 de Abril, está em cena a "Antígona" no Teatro Nacional de São João, no Porto. Uma encenação de Nuno Carinhas e um texto de Sóflocles.

A peça conta com um elenco bastante variado, entre eles alguns alunos da escola profissional de teatro Balleteatro - Alice Silva, Ana Rosa, Carlos Campos.

João Carlos, Jorge Mota, José Eduardo Silva são alguns dos nomes profissionais que também fazem parte deste espectáculo.

O que nos conta esta peça?
Este espectáculo é uma adaptação da versão clássica do mito Antígona descrita numa obra de Sófocles. Tudo começa quando Antígona defende que o seu irmão, Polinices, tem o mesmo direito que Eteócles, num enterro digno dos rituais habituais. Estes dois irmãos - Polinices e Eteócles, morreram mutuamente deviado ao seu pensamento ambicioso de conquistar Tebas. Lutaram um contra um o outro, mas ambos perdem a vida nesse dia. Antígona como irá tomar partido do seu irmão (Polinices), Creonte - que sobe ao poder depois da morte dos dois irmãos - condena-a à morte. A história demontrará as leis justas e contrapõe com as leis injustas, tanto ao nível dívino como social.
Quando Sófocles escreve esta obra, tem como principal objectivo mostrar as práticas problemáticas da religião, sendo estas justas ou não.





"A Maluquinha de Arroios" no Teatro da Terra

No Teatro da Terra, em Ponte Sôr, está em cena a peça "A maluquinha de Arrios" até ao dia 18 de Abril. Uma peça de André Brun e encenada por Maria João Luís.
Este espectáculo conta com um elenco de 13 actores, entre eles, Cremilda Gil, João Fernandes e Maria João Luís.
A peça conta a história de Baltasar Esteves, mais conhecido como "Baltasar dos Bacalhaus". Baltasar Esteves é casado e tem um filho e uma filha. O seu trabalho é vender batatas, bacalhau e grau. Este senhor é ainda dono de vários predios espalhados por Lisboa, um deles em Arroios, onde mora Alzira Menezes, mais conhecida por "Maluquinha de Arroios". Era uma senhora destranbelhada, mas muito bela, fazendo qualquer homem perder a cabeça. Baltasar, o seu filho e o seu genro irão ser uns dos homens que se irao atrair por Alzira.



Horário e e Reservas de bilhetes

"O Feiticeiro de Oz" no Teatro Politeama

No Teatro Politeama, em Lisboa, está em cena, até ao dia 18 de Abril, o espectáculo "Feiticeiro de Oz" encenada por Felipe La Feria. Após estar em cena no Teatro Politeama, a peça volta para o Teatro Rivoli, na cidade do Porto.
O "Feiticeiro de Oz" é representado em teatro pela primeira vez, no ano em que comemora o seu 60º aniversário, em cinema. A história, agora reportada para teatro, encantou muitas gerações. Felipe La Feria monta uma peça de teatro com múscia e diálogos originais.
Esta peça de teatro conta a história de uma menina, Dorothy, e do seu cão, Tóto. Ambos descobrem a Estrada do Tijolos Amarelos e os levará para a cidade Esmeralda, onde está o Feiticeiro de Oz, que irá realizar todos os seus sonhos. Ao longo do percurso, vão-se juntando várias personagens.


"Vulcão" no Teatro Municipal da Guarda

O Teatro Municipal da Guarda recebe no sábado, dia 10, mais um espectáculo de teatro representado por actores do Teatro do Bolhão e Teatro Nacional D. Maria II. A peça de teatro designa-se "Vulcão de Abel Neves" e é encenada por João Grosso.
A peça mostra um lado sombrio de um homem que sem piedade, nem amor, entrega o seu filho cego para o tráfego de órgãos o que provocará, provavelmente, a morte da criança. Valdete, a mãe desta criança, sempre sonhou com um casamento feliz cheio de amor, mas ao longo dos anos e também com o nascimento do menino cego, percebe que o homem que tem a seu lado, não passa de um monstro e que é obcecado pelo extremínio, principalmente dos fracos.



Saber mais, aqui.

    Escrita Teatral

    Caros leitores este é um blogue que já aderiu ao novo acordo ortográfico.

    Seguidores