» Chega aos palcos da Broadway em 2012 |
O filme premiado com o Óscar de melhor filme de 2010, "O Discurso do Rei", de Tom Hooper, vai ser adaptado para teatro e contará com Adrian Noble no papel de encenador. A peça que já tem estreia marcada para Guildford, em 2012, ainda está na fase de castings.
Segundo o jornal britânico The Guardian a primeira versão da peça será apresentada em Yvonne Arnaud Theatre, e entre Setembro e Outubro espera-se que o espetáculo chegue à Broadway, em Nova Iorque.
O filme que arrecadou quatro estatuetas douradas, conta a história do rei gago George IV e a sua relação com o seu terapeuta de fala, o australiano Lionel Longue. Em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times, o argumentista David Seidler revelou que tinha escrito o guião de modo a que pudesse ir "para fora dos grandes ecrãs".
Em declarações ao mesmo jornal no ano passado, o produtor Michael Alden disse que a adaptação para palco com oito ou nove atores, irá ser uma experiência completamente diferente daquilo a que foi o filme. "Há mais coisas na peça, do que há no filme. As pessoas que adoram teatro, acho que têm uma boa razão para ir ver a peça", disse.
"[No filme] Vemos um estranho desenvolvimento das relações, e é isso que o teatro consegue aprofundar. E isso é uma coisa muito satisfatória que tu não consegues ver no cinema", continuou.
O "O Discurso do Rei"foi premiados com quatro galardões: melhor filme, melhor argumento para David Seidler, melhor realizador para Tom Hooper e melhor ator para Colin Firth.