"Jardim Suspenso", a peça vencedora na edição 2009 Prémio Luso-Brasileiro de Dramarturgia António José da Silva, está em cena no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, até ao dia 30 do presente mês, encenada por Alfredo Brissos. Esta peça, despois de estar em cena em Lisboa, irá viajar para o Brasil.
O Prémio Luso-Brasileiro de Dramarturgia é o único prémio em que instituições de Portugal e do Brasil atribuem em parceria no dominio das lituraturas e artes.
Esta é uma peça que descreve, segundo o encenador Alfredo Brisso, é muito mais do que o simples texto que os actores reproduzem, tem uma carga emocional pesada e envolve o espectador. Tudo irá estar à volta da protagonista que mostra a sua complexibilidade psicológica.
Elenco do espectáculo:
Luiza, interpretada por Carla Chambel, é a protagonista de todo o drama, em contracena com Simone de Oliveira, interpretando a sua avó. Os restantes actores interpretam personagens secundárias: Cármen Santos, Manuel Coelho, Carlos Oliveira e Luciana Ribeiro.
Muito mais do que aquilo que se vê:
Todo o texto criado por Abel Neves é complexo e mostra o combate dos afectos, por parte da protagonista do drama, Luiza. O essencial do espectáculo é a fidelidade de alguém para o seu grande amor, mas que por vontade da vida não é retribuido. A protagonista mantém a sua fidelidade, mas para combater o seu sofrimento decide fazer algo para ocupar o seu tempo. Para ignorar o amor sentido por Mateus, o homem com quem ela cresceu e por quem está apaixonada, constrói um jardim para a sua família.