O Teatro Meridional, também situado na cidade de Lisboa, tem, até ao dia 30 de Maio, em cena a peça "A Rainha da Beleza de Leenane". Este é um espectáculo encenado por Nuria Mencínia, com o teatro assumindo toda a produção.
Esta é uma peça de teatro de Martin McDonagh. Este autor explora nesta obra o sentido de piedade existente ou inexistente, mas também a dor sentida por parte das personagens.
Actores que compõem a peça:
Mesmo com um elenco pequeno, a peça está marcada com presenças importantes. Almeno Gonçalves, Elisa Lisboa, José Mata, Natália Luíza são so actores que dão vida às personagens.
O que mostra o espectáculo?
Toda a acção da peça desenrola-se em Connemara, na Irlanda. Na década noventa, toda a terra naquele país era marcada pela falta de liberdade, havendo grande parte da população a sair do paí por esse motivo. Toda a história é tratada como uma peça de "comédia negra", marcada pela tragédia sombria. Para o enredo não ser demasiado triste, transformou-se o espectáculo com pitadinhas de humor, crueldade, amor e solidão. A acção ira decorrer numa casa muito bonita, tendo personagem principal Maureen Folan, uma quarentona solteira que toma conta da sua mãe, Mag, de 70 anos. Esta personagem - Mag - é caracterizaada como sendo egoísta e manipuladora. Maureen tem duas irmãs, que já não moram naquela casa. Está "presa" em casa da mãe, pois tem um passado instável, que não lhe permite ter vida própria.