Os palcos do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), recebem, até ao dia 27 de Março, o espetáculo "A Cacatua Verde", uma encenação de Luis Miguel Cintra. Esta é uma peça de teatro da co-produção entre o TNDMII e Teatro da Cornucópia.
"A Cacatua Verde" foi um espetáculo escrito por Arthur Schnitzler, mas que viajou até território nacional, tendo contornos de uma peça histórica
A peça é cheia de ironias profundas, tendo assim uma pitadinha de comédia, pois a época que a história está a ser retratada é a de 1789. Os figurinos foram pensados e a acção passasse em Paris, cidade do amor. Existe uma coneção entre o sonho e a realidade dando-lhe um toque especial e particularmente interessante.
Elenco: Alice Medeiros, António Fonseca, Catarina Lacerda, Cleia Almeida, Dinis Gomes, Duarte Guimarães, Gonçalo Amorim, Joana de Verona, João Grosso, João Villas-Boas, José Manuel Mendes, Luis Lima Barreto, Luis Miguel Cintra, Miguel Loureiro, Miguel Melo, Neusa Dias,Nuno Casanova, Ricardo Aibéo, Rita Blanco, Rita Loureiro, Sofia Marques, Tiago Manaia, Tiago Matias, Tobias Monteiro, Vítor D'Andrade.
Sinopse: Um velho encenador de uma companhia de teatro abre um taberna - A Cacatua Verde - e é aí que toda a companhia finge que não faz teatro, passando a imagem de que aquela taberna é frequentada por uma classe muito baixa e até mesmo criminosos. Tudo muda, quando na noite da Revolução Francesa toda a violência que se instala na cidade, também afeta a realidade da companhia, deixando cair o pano da verdadeira identidade. No meio de tanta confusão, o velho mata o seu rival, pois descobre que a sua mulher é amante do Duque.