Já interpretou mais de 25 personagens |
Rita Blanco estreou-se com uma personagem na peça Mariana Espera Casamento. A atriz formada no Conservatório Nacional, com o curso de formação para atores, integrou o elenco do espetáculo Perversões, de David Mamet, interpretando a sua primeira personagem.
Em 1991, Rita Blanco fez parte do elenco da peça Nunca Nada de Ninguém, encenada por Ana Tamet, sendo que com esta personagem a atriz foi premiada com o Prémio Garret para a Melhor Interpretação Feminina. A última peça que integrou foi em 1997, Peter Pan uma encenação de António Pires.
Depois dos palcos, a atriz estreou-se nos ecrã de cinema. Foi dirigida por João Botelho, em 1994, tendo realizado quatro filmes com o diretor. Mas a sua paixão pela representação prosseguiu, tendo até agora interpretado mais de 25 papeis.
Depois de várias telenovelas e da série televisiva A Família Mata, que está no ar na SIC, a atriz está a preparar o seu próximo filme de Michael Haneke. Rita Blanco irá contracenar com Jean-Louis Trintignant, Isabelle Huppert e Emmanuelle Riva, grandes nomes no cinema francês. As filmagens estão a decorrer em Paris.