Ator muito reconhecido pelo público português |
Os palcos do teatro amador receberam, em 1942 no grupo de Mocidade Portuguesa, o talento de Ruy de Carvalho. Aos 81 anos, o ator ainda se mantém no ativo da profissão. Formou-se no Conservatório Nacional, com o Curso de Teatro/Formação para Atores, tendo terminado em 1959.
A sua primeira personagem profissional foi em 1947, na comédia Rapazes de Hoje no Teatro Nacional. O espetáculo que marcou a sua carreira e onde ficou mais conhecido foi Está lá fora o Inspector, com o personagem "Eric Birling", estreado no Teatro Avenida.
Em 1963 viajou até ao Porto e passou a dirigir o Teatro Experimental da cidade, tendo assumido a única vez o papel de encenador na peça Terra Filme, de Miguel Torga.
Esteve presente no relançamento do Teatro Nacional D. Maria II, em 1977. Trabalhou com o encenador Felipe La Féria em diversos espetáculos, como Passa por Mim no Rossio, em 1992, Maldita Cocaína, em 1994, e Casa do Lago, em 2002.
Ruy de Carvalho não se ficou apenas pelos palcos, tendo também integrado elencos para telenovelas e também fez parte dos ecrãs cinematográficos, com o filme Passaros de Asas Cortadas, Domingo à tarde, A Bicha de Sete Cabeças, entre outras.
Ruy de Carvalho já foi premiado inúmeras vezes devia ao à sua carreira, destacando-se Prémios de Imprensa para Teatro, Prémios de Imprensa para Cinema e, também, Prémio Luís de Camões da Universidade Lusíada e Medalha de Mérito Cultural.