Luís Aleluia, ator há 41 anos |
Luís Aleluia formou-se na Companhia de Teatro de Animação de Setúbal, Grupo de Teatro Amador, tendo mais tarde fixado em Lisboa.
Foi um ator que foi ganhando a sua popularidade, principalmente depois de interpretar a personagem Menino Tonecas, que passava numa série diária mente na RTP 1 - As lições do Tonecas. Luís Aleluia já foi premiado por diversas vezes, devido à sua profissão de ator. O ator também já foi encenador e produtor de espetáculos. Depois de 'integrar' estes papeis, decidiu, em 1992, criar a empresa Cartaz - Produção de Espectáculos.
Com 10 anos de idade, sobe pela primeira ao palco para uma peça de teatro de âmbito escolar, tendo continuado até aos 16 anos. Um ano depois decide integrar o grupo amador Presença.
Em 1982, é convidado por Vasco Morgado, empresário, para integrar o elenco da Revista à Portuguesa Há!... Mas são verdes, no Teatro Mayer. Ainda no mesmo ano, o ator integrou o elenco artístico do Teatro Maria Vitória, tendo participado em mais duas revistas - Quem me acaba o resto! e O Bem tramado!.
A convite do ator Nicolau Brayner, Luís Aleluia participa em diversas peças como a Daqui fala o morto, O deslize de Isabel e O posto, entre outras. Nestas peças de teatro, o ator teve a oportunidade de contracenar com Ruy de Carvalho, José Raposo, António Montez, entre outros.
Foi um dos actores do elenco de espetáculos encenado e produzido por Filipe La Feria, que eram reproduzidos em programas televisivos da RTP.
Depois do teatro, viaja até à televisão e com algumas participações nas telas cinematográficas, tendo evoluído profissionalmente em séries televisivas. Homens da Segurança foi onde teve a sua primeira participação, como convidado num dos episódios. Também as telenovelas tiveram a oportunidade de contar com a presença de Luís Aleluia: Na paz dos anjos e Filha do mar.
Luís Aleluia está, atualmente, a frequentar o curso de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humana de Lisboa.