"Amadeus" vai chegar aos palcos do Teatro Nacional D. Maria II

» "Amadeus" a partir de 8 de setembro
"Amadeus" é sobretudo a história de vida do músico Mozart, que irá estrear na sala Garret do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a 8 de setembro. É um espetáculo encenado por Tim Carroll e irá estar em cena durante um mês.

Nascido a 27 de Janeiro de 1756, Amadeu Mozart mostrou o seu talento ainda durante a sua infância, quando aos cinco anos tornara-se especialista em piano e violino e começara a compor as suas primeiras músicas. O seu talento era notável e nesse mesmo ano, Mozart, nome com que ficou mundialmente conhecido, viajou pela Europa para iniciar as suas apresentações ainda com tenra idade.

Já na adolescência, o músico foi contratado pela corte de Salzburgo, cidade onde nascera, para tocar nas celebrações e em dias importantes. Contudo, os tempos não eram fáceis e Mozart viu-se obrigado a procurar emprego em outras cortes, mas sem sucesso.

Mozart foi autor de mais de sessenta obras musicais, muitas delas verdadeiras referências em óperas, em música erudita e pianista. As suas peças foram louvadas por vários críticos de música, embora muitos a achem complexa e difícil.

Atualmente, Mozart é visto como um dos maiores compositores do ocidente e a sua imagem tornou-se num ícone.

O que poderá esperar ver no espetáculo 
O espetáculo apresentado na sala Garret, não aborda apenas a vida do músico. A peça mostra também o sentido da injustiça que um homem pode sofrer.
Em Amadeus, música, teatro, ficção e história cruzam-se e irão ser os diversos caminhos que o homem utilizará para obter a sua vingança.  
Antonio Salieri, interpretado por Diogo Infante, é um compositor da corte austríaca do século XVIII. Amadeus Mozart, interpretado por Ivo Canelas, irá mostrar que a música é a arte de Deus.
O objectivo do encenador Tim Carroll é encenar o conflito entre os Antonio Salieri e Mozart, mediocre e o génio fútil. 

Elenco
Ivo Canelas, Diogo Infante, Carla Chambel, João Lagarto, Rogério Vieira, Manuel Coelho, Luís Lucas, José Neves e Martinho Silva. 
0 Responses

    Escrita Teatral

    Caros leitores este é um blogue que já aderiu ao novo acordo ortográfico.

    Seguidores